Sabes como apareceu o primeiro puzzle?

Tempo de leitura: 4 minutos ⏱

Sabes como apareceu o primeiro Puzzle?

Tudo começou em 1767 quando um cartógrafo britânico chamado John Spilsbury decidiu fazer um mapa em madeira e cortá-lo em pequenos pedaços. A ideia era que os mais novos se interessassem e aprendessem geografia de forma simples e descontraída. A ideia foi tão bem aceite por pais e professores que rapidamente se tornou um sucesso. Desde então, ao longo do tempo, foram aparecendo gradualmente novos materiais, temas e formatos, passando por diversas alterações, até chegar à versão que conhecemos nos dias de hoje.

Achas que os Puzzles são difíceis? Imagina só como eram os puzzles antes…

Quando apareceram os primeiros puzzles, maior parte das peças eram cortadas exatamente nas linhas de cores. Não havendo peças de transição de duas cores, tornava-se difícil saber onde terminava uma cor e começava a outra. Para dificultar, os puzzles também não tinham a imagem na caixa pelo que o tema era um mistério até às últimas peças.

Dicas para fãs de Puzzles:

1 – Escolhe o Puzzle certo

Se te estás a iniciar no mundo dos Puzzles, é importante que te sintas confortável. No início é melhor não começares com muitas peças. Experimenta começar com 500 peças!

2 – A Imagem certa faz toda a diferença

A regra de ouro nos Puzzles é escolheres uma imagem que gostes. Parece básico, mas na verdade, vai fazer toda a diferença na tua motivação.

3 – Arranja espaço para o Puzzle

Para além da dimensão final do teu Puzzle, precisas de muito espaço para espalhares as peças à vontade. Se precisares de utilizar a mesa onde o estás a montar para outras coisas, é boa ideia teres uma base de Puzzles. Assim, consegues movimentá-lo livremente para outros sítios e continuar mais tarde.

4 – Põem-te à vontade

Quem não gosta tardes passadas a montar o seu Puzzle favorito? Antes de tudo, veste umas roupas confortáveis, liga a tua música preferida ou coloca um filme a dar ao mesmo tempo e desfruta!

5 – Evita a desmotivação

Quando abrires a caixa e vires o caminho que tens pela frente, não desesperes! Na verdade, parece muito mais complicado do que é. Montar um Puzzle até ao fim pode demorar horas, dias ou semanas, dependendo do tempo que tens disponível. O importante é que desfrutes do processo.

6 – Organiza-te

Para poupar tempo é importante que comeces por virar as peças todas para cima. De seguida, organiza-as por cor, padrão ou posição na imagem.

7 – Começa como deve ser

Depois de organizares as peças, começa por montar as peças das bordas. Estas são fáceis de encontrar e dão-te uma noção da dimensão do Puzzle.

8 – Trabalha imagem por imagem

Como normalmente os Puzzles têm bastantes detalhes, o melhor é te ires focando zona a zona. Não interessa se é junto às bordas ou no meio do Puzzle, o importante é que comeces.

9 – Conhece o teu Puzzle

Por vezes, é difícil encontrar o sítio onde pertencem as peças. Para te guiar, vai dando uma vista de olhos à imagem na caixa. Se para ti estiver a ser muito fácil, experimenta fazer sem olhares para a imagem.

10 – Arranja amigos

Definitivamente montar Puzzles com amigos é muito mais divertido.

11 – Faz pausas

Não é uma competição, nem ninguém está a avaliar quanto tempo demoras a terminar.

Descobre uma ampla variedade de Jogos e Puzzles Europrice, para todas as idades, Puzzles de 5 até 2000 peças. 

Queres conhecer mais atividades e dicas? Subscreve a nossa newsletter e recebe os nossos artigos em primeira mão.

Deixe uma resposta

O endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Select your language

Can’t find your language?

Request us to start in your country as well