Sabias que o xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais famosos da atualidade? Neste artigo, vais aprender tudo sobre xadrez: a origem e história, curiosidades, as regras e as melhores práticas para jogar.
A história do xadrez
Primeiramente, a origem do xadrez é um tema ainda controverso entre os historiadores, existindo diversas teorias (e até contos mitológicos) que tentam explicar como surgiu este clássico dos jogos de tabuleiro. Contudo, a versão mais amplamente difundida é que surgiu na Índia com o nome de Chaturanga no século VI.
Mais tarde, por volta do final do século XV, foi no sul da Europa, que o jogo sofreu uma das principais alterações da sua história, isto é, a substituição e definição de novas regras levaram à rápida popularização.
Todavia, este aumento de popularidade do xadrez levou à criação do primeiro torneio em 1851, disputado na cidade de Londres. Consequentemente, seguiram-se mais torneios pelas principais cidades europeias, começando a surgir também os primeiros jogadores profissionais de xadrez.
Entretanto, em 1886 verifica-se a primeira disputa oficial pelo título de campeão mundial, entre Steinitz e Zukertort.
Igualmente com o aumento de iniciativas para a criação de uma entidade reguladora para este desporto, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), na cidade de Paris.
Como jogar xadrez
Xadrez é um jogo de tática e estratégia para jogar a dois. Aprender as regras do xadrez é fácil e nunca é tarde demais para aprender a jogar.
As peças
Cada peça tem o seu papel no tabuleiro e até a mais fraca pode ser a chave para derrotar o adversário se for bem usada!
Preparação e começo do jogo
Primeiramente, organiza-se as peças e decide-se quem joga com que cor. A cor branca jogará primeiro e a partir daí jogam alternadamente.
Posiciona-se o tabuleiro entre os dois jogadores, devendo o último quadrado à direita do jogador ser o branco. Dispõem-se as peças como mostra a imagem, certificando-se que a rainha branca fica num quadrado branco e a rainha preta num quadrado preto. Na primeira fila, a ordem das peças é a seguinte: torre, cavalo, bispo, rainha, rei, bispo, cavalo e torre. A segunda fila é composta por 8 peões.
Peças e Jogadas
As peças capturadas tens de as tirar do tabuleiro. Os jogadores só podem capturar uma peça por vez. Se o jogador tem a possibilidade de capturar mais do que uma peça na sua vez, deve capturar a peça mais forte ou a que sinta que representa maior perigo para o seu jogo nesse momento.
- Peão: só pode mover-se para a frente e só se não houver nenhuma outra peça no caminho. Na sua primeira jogada pode ser movido 1 ou 2 casas, mas a partir daí só pode andar 1 casa de cada vez e nunca para trás. O peão captura peças na diagonal, ou seja, andando um quadrado para a frente, à esquerda ou à direita.
- Torre: pode mover-se para a frente e para trás, para a esquerda e para a direita, quantas casas quiser, desde que o seu caminho esteja desocupado. Não pode saltar por cima de outras peças.
- Cavalo: move-se em “L”, dois quadrados para o lado e um para a frente/trás ou dois quadrados para a frente/trás e um para o lado. Esta peça pode “saltar” por cima das outras, desde que o quadrado final do seu movimento esteja livre.
- Bispo: é possível mover esta peça na diagonal para qualquer casa, desde que o caminho esteja desimpedido.
- Rainha: Esta peça move-se para os lados, para a frente, para trás e na diagonal, para qualquer casa, desde que o seu caminho esteja desocupado.
- Rei: pode mover-se para os lados, na diagonal, para a frente e para trás, mas apenas uma casa de cada vez e desde que esta esteja desimpedida. Não podes mover o rei para uma posição de xeque.
Xeque e xeque-mate
O rei está em xeque quando está sob perigo de captura pelo inimigo. Neste caso, o jogador com o rei em xeque deve imediatamente:
- mover o rei para uma casa onde não esteja ameaçado ou,
- bloquear a peça que está a colocar o rei em xeque com outra peça ou,
- capturar a peça ameaçadora com o rei.
Se nenhuma destas opções for possível, considera-se que o rei está em xeque-mate e que o seu jogador perdeu.
No caso de nenhum dos jogadores ter a possibilidade de pôr o rei do adversário em xeque, a partida está empatada.
Jogadas Especiais
- Se um peão alcançar a borda “inimiga” do tabuleiro, podes promove-lo para qualquer outra peça da mesma cor, menos para rei. Esta promoção é efetiva assim que o peão alcançar a borda inimiga e não há limite de peões que o podem fazer, portanto um jogador pode ter, por exemplo, 9 rainhas ou 10 torres.
- Também é possível fazer um movimento especial com a torre e o rei chamado roque, (podes observar na imagem em baixo). Para isso, é preciso que nem a torre nem o rei tenham sido movidos antes, que o rei não esteja, nem acabe, em xeque durante este movimento e que não haja peças entre eles. Para fazer um roque, move-se o rei 2 casas em direção à torre e coloca-se a torre na última casa por onde o rei passou, sendo isto feito de uma só vez.
Descobre a emoção única do xadrez
O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais famosos da atualidade. Acredita-se que cerca de 605 milhões de pessoas jogam a nível mundial. Para além de ser um jogo de estratégia divertido para pessoas de todas as idades e, apesar de amado por muitos académicos e intelectuais, qualquer um pode jogar.
Embarca neste mundo fascinante do xadrez e compra já um conjunto acessível para jogar com amigos e familiares. Assim, podes experimentar a diversão de planear estratégias, antecipar movimentos e tornares-te um mestre do tabuleiro. Não percas a oportunidade de desfrutar deste jogo intemporal que oferece desafios e entretenimento ilimitados com o nosso Xadrez.
-
Checkmate – Xadrez14.24€