Tempo de leitura: 5 minutos ⏱
Os filhos são a principal prioridade da nossa vida. Mesmo perante o ritmo alucinante que seguimos, todos queremos proporcionar-lhes o melhor, estar presentes, vê-los crescer, brincar, dividir sorrisos, abraços e ajudá-los neste percurso.
Interrogações
O pior são as dúvidas! Será que estamos no caminho certo? Estaremos a ser pais colaborantes e facilitadores? Ficamos sempre presos em tantas interrogações, mas a verdade é que tudo se reveste de uma simplicidade imensa e todos temos um poder especial: o amor! <3 A ciência fala na importância dos primeiros 1000 dias de vida dos bebés. Os 1000 dias são contados desde a gestação até aos dois aninhos de vida dos pequenos aprendizes. 1000 dias de magia, de partilha de gargalhadas, de toques carinhosos, de histórias contadas, de músicas ouvidas em conjunto, de desafios permanentes. E como eles passam rápido! Enquanto terapeuta da fala e mãe, deixo-te aqui algumas dicas e conselhos que vão ajudar na estimulação e no desenvolvimento dos mais pequenos.
O melhor conselho que te posso deixar é que sejas feliz, genuíno e que sigas o teu instinto! Hoje lemos um livro, amanhã imitamos os sons dos animais da quinta, no outro dia descobrimos os animais da selva e somos elefantes e macacos em sonoros grunhidos amorosos. Não tenhas medo, nem vergonha! Deixa-te levar na brincadeira com eles. Rebolem pelo chão, riam a gargalhadas barulhentas, … rastejem e imitem o som SSSSSSS da cobrinha, … saltem como cangurus, contando até 3, até 5, … Imita com eles o som do carro, “brrrrr”… o som da mota, “trrrrr”, ….um leão a rugir, “RRRR”, uma abelha a rondar uma flor, “zzzzzzzz”… olha, tantos sons da fala que fazemos surgir! E o “vvvvvvv”, quando passa o avião, … o “ffffff” do gato que fica assanhado ao ver o cão que passa pelo jardim!
Posteriormente, partam em missão com as frutas na mão, as de brincar, as verdadeiras, … mostrando aos pequenos como é redonda uma laranja, ou como é comprida uma banana… e amarela! Pega numa peça de fruta com eles e descrevam juntos tudo o que podem observar! Ganha a atenção deles, ajuda-os a aumentar o vocabulário de dia para dia! Os livros são excelentes aliados nesta jornada. Há livros grandes, pequenos, de banho, com janelas, sons e até texturas diferentes.
A Europrice
A Europrice, marca portuguesa conhecida pelo seu dinamismo e versatilidade de produtos e materiais didáticos, está sempre do nosso lado com novidades praticamente semanais. Em alguns livros e jogos já tive a oportunidade de ser autora ou coautora, e é notória a preocupação da marca em adequar ao máximo os seus produtos às exigências dos mais pequenos, pais, educadores e profissionais!
Sugestões
Se tens um bebé de poucas semanas, aconselho-te a descobrir a coleção “Crescer e Aprender”. Inspirada na pedagogia Montessori, esta é ainda mais especial para mim, uma vez que contou com a minha participação em todo o processo de idealização e desenvolvimento. A descoberta de contrastes e formas pode começar logo nos primeiros dias de vida. Nesta etapa do crescimento, os contrastes preto e branco, preto e vermelho, vermelho e branco são, sem dúvida os mais percebidos pelos doces olhitos que ainda estão a despertar para o mundo!
Poucos meses mais tarde, começamos a procurar formas de animar a rotina do banho. Os livros de banho são ideais para as mãozinhas pequeninas. Estes são livros que permitem ainda a estimulação auditiva, pois têm os sons de pequenos guizos associados!
Uns mesitos mais tarde, costumo recomendar muito os livros com sons. Estes proporcionam divertidas horas de exploração e alegria! Quando os mais pequeninos tentam imitar o que ouvem, são tão engraçados! E, sem dares conta, a tua casa vai ficar cheia de rugidos de leão, de miados de gatinho… que melodias doces para guardar.
Uma última dica que costumo deixar para ajudar na estimulação verbal e para que os pequenos comecem a aprender as primeiras palavras são aqueles pequenos livros com imagens. Há enumeras coleções. A coleção “O Meu Primeiro Livro”, por exemplo, tem formas, animais da quinta, animais selvagens, frutas e legumes… E assim, por exemplo, podemos partir em missão “diversão”, associando as imagens dos livros às frutas da fruteira e aos legumes do frigorífico. Há imensos temas para explorar!
Ficam as sugestões, … e prometemos voltar em breve… porque nenhuma combinação é tão perfeita como livros e mãozinhas pequeninas, um primor! 😛