PT

Como ocupar as crianças numa viagem de carro!

Tempo de leitura: 3 minutos ⏱

Com o aproximar das férias muitas famílias deslocam-se para os seus destinos em que a viagem de carro é parte de toda uma experiência para o merecido descanso.

Uma viagem longa pode ser benéfica em dois sentidos: por um lado, é ideal para momentos de qualidade em família, conversas interessantes e atividades divertidas, por outro lado, ao mesmo tempo é uma oportunidade perfeita para os pequenos passarem algum tempo nas suas próprias cabeças, isto é, dando asas à sua imaginação enquanto vão observando a paisagem.

Todavia, nem sempre é fácil entreter os pequenotes num carro durante horas. Portanto, apresentamos uma lista com sugestões e maneiras de passar o tempo, em família, numa viagem longa de carro:

1. Co-pilotos

Dá-lhes um mapa (à moda antiga) com o itinerário para seguirem a viagem e ajudarem nas direções.

2. Jogo da Adivinha

Um jogo clássico, bastante simples e sem acessórios. Exemplo: Eu vejo algo azul e começa com a letra “E”.

3. Mãos à obra

Leva cadernos, lápis ou canetas de pintar e pede para fazerem um desenho [encontra aqui os nossos artigos de pintura e livros de colorir]

DICA: sugere temas – Exemplo: pedir para desenhar o que querem fazer nas férias.

4. Pedir aos camionistas para apitar

DESAFIO: quantos conseguem em 10 minutos?

5. Treinar a Matemática

Contar carros ou animais (ir registando).

6. Promover a imaginação

Procurar figuras nas nuvens.

7. Ler um livro

É sempre uma ótima opção para passar o tempo e promover as competências de leitura. Além disso, estimula a imaginação das crianças [Descobre aqui os nossos livros de histórias e aventuras].

8. Aquecer a voz

Cantar ou aprender uma música.

9. Jogo do Alfabeto

Um jogo de regras bem simples e que consegue manter as crianças ocupadas durante horas a fio!! Tem que se encontrar um sinal ou uma placa de rua ou de um edifício que comece pela letra “A”. Igualmente, o jogo continua até se percorrerem todas as letras do alfabeto, ganha quem encontrar mais sinais ou placas de todas as letras do alfabeto.

10. Quiz Educativo

Não há melhor maneira de manter os pequenotes ocupados e, ao mesmo tempo, ensinar-lhes alguma coisa do que com um quiz educativo. Assim, um tópico perfeito para um quiz deste género, é fazer perguntas sobre o destino da vossa viagem por forma a aprender mais sobre a história da cidade e/ou do país que vão visitar.

DICA: podes pesquisar a informação num guia de viagem, por exemplo.

Queres receber os nossos artigos em primeira mão? Subscreve à nossa newsletter e não percas nenhuma atualização.

Deixe um comentário

Select your language

Can’t find your language?

Request us to start in your country as well